A Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria de Saúde, através da Divisão de Vigilância Epidemiológica – DIVE, iniciou na última segunda-feira (07/11), ação de orientação, prevenção e combate à dengue e escorpiões nas escolas municipais.

Na quarta-feira (09/11), a equipe da DIVE esteve na escola Municipal Augusto Vasconcellos. “A parceria da Divisão de Vigilância Epidemiológica com a escola traz informações e orientações precisas de combate e prevenção à dengue, além da temática sobre o escorpião. A escola possui 343 alunos que se tornam agentes multiplicadores de conhecimento a toda comunidade”, disse a Diretora da Escola.

A Chefe da Vigilância Epidemiológica, Juliana Schevenin, falou que em 2022, foram 587 notificações, 245 casos positivos, 245 casos autóctones, 18 importados indeterminados e 331 negativos. “É importante que a população colabore e ajude a evitar água parada, esvazie garrafas, coloque areia nos vasos de planta, cubra tonéis e caixas d’água, entre outras ações que evitam o acúmulo de água”, relata.

Além disso, informou que os bairros com maiores incidências de casos de escorpiões são Centro, Vem Viver, Jardim São Miguel, Santa Luzia, Taboão e Vila Aparecida e reforçou que em caso de acidente com escorpião ou qualquer outro animal peçonhento, o recomendado é procurar imediatamente o Hospital Universitário São Francisco – HUSF, que é referência para esse tipo de atendimento.

Para denúncias a população pode utilizar os números (11) 4034-4144 ou (11) 4033-0283.