
Em Audiência Pública da Comissão de Educação e Cultura, Esporte, Saúde, Saneamento e Assistência Social da Câmara Municipal, a Secretaria de Saúde apresentou na manhã da última quarta-feira (26/05), a Prestação de Contas do 1º Quadrimestre de 2021.
Na ocasião, a apresentação foi feita pela Coordenadora do Fundo Municipal de Saúde Gabriela Correa Bittencourt e o Assessor de Gabinete Marcus Leme, que abordaram as aplicações do recurso financeiro, oferta e produção de serviços e Gestão do SUS e Auditoria.
No período, o investimento foi de R$ 101.224.919,41, dos quais 67% correspondem a recursos municipais. A aplicação foi de 15,79%, superior à aplicação Constitucional que preconiza o mínimo de 15%.
A Secretaria de Saúde apresentou também os números de consultas e atendimentos. No ano, foram 74.358 consultas médicas, 36.432 procedimentos e consultas de enfermagem, 21.594 consultas e procedimentos odontológicos, 3.509 visitas domiciliares, 3.932 consultas e ações através do Núcleo de Apoio à Saúde da Família, 1.506 atendimentos e procedimentos do Programa de Atendimento Domiciliar – PAD e 97.190 visitas domiciliares dos agentes comunitários de saúde.
Na oportunidade, também foram abordadas as medidas de enfrentamento da Covid-19 com as visitas casa a casa para orientação e distribuição de máscaras, álcool em gel e água sanitária, campanha de vacinação contra a Covid-19, testagem rápida de contactantes, monitoramento de casos leves e contactantes, abertura de 20 leitos de Suporte Ventilatório Pulmonar na UPA Vila Davi, manutenção de leitos de enfermaria do Hospital de Campanha no Complexo Hospitalar Santa Casa, ampliação de leitos de UTI, atingindo 30 leitos no Complexo Hospitalar Santa Casa, regulação de vagas de urgência para atendimentos Covid-19, dentre outros.