A segurança dos frequentadores da pista de skate do Lavapés tem sido um tema recorrente entre os moradores da região. Relatos de problemas com drogas e prostituição tem afastado muitas pessoas do local, o que tem gerado preocupação entre os skatistas que frequentam a pista.
Na sessão realizada no dia 14 de setembro na Câmara Municipal, o vereador Juninho Boi chegou inclusive a pedir que a pista fosse mudada de lugar para evitar a presença de moradores de rua e inibir o tráfico de drogas na região. Na ocasião, foi sugerido que a Prefeitura instalasse uma base da Guarda Civil Municipal para aumentar a segurança no local.
Recentemente, os Secretários Municipais, Jota Malon (Juventude, Esportes e Lazer), Dorival Bertin (Segurança e Defesa Civil) e o Chefe da Divisão de Esportes, Vardo Leme, receberam um grupo de skatistas da cidade para discutir diversos assuntos que vem atrapalhando a prática do esporte na pista do Lavapés.
Durante a reunião, foram apresentados projetos para melhorar a modalidade no município e para fortalecer a segurança na região. O Secretário Municipal de Segurança e Defesa Civil, Dorival Bertin, se prontificou a fortalecer a ronda na região e a intensificar ações para coibir furtos de fiação e aumentar a segurança no local.
Além disso, a Prefeitura pretende construir mais pistas de skate na cidade e os skatistas serão parte integrante dos projetos e estarão alinhados com o Executivo para que as obras saiam da melhor maneira possível.
Essas medidas mostram que a Prefeitura está atenta às necessidades dos skatistas e comprometida em oferecer um ambiente seguro para a prática do esporte.
Com o crescimento do skate no Brasil e a recente conquista de uma medalha olímpica, é importante que os governantes se preocupem em oferecer e