A Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Serviços, através da Divisão de Parques e Jardins (DPJ), e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, gerencia o Viveiro Municipal, que está localizado na Avenida Dr. José Adriano Marrey Jr., s/nº – Portão 5, Bairro da Penha (atrás do Posto de Monta), onde produzem mudas nativas, seleção de sementes oriundas de indivíduos arbóreos, flores ornamentais e hortaliças, entre outros.
Os serviços que são realizados no Viveiro atraem a população e visitantes com os plantios em calçadas, bosques, áreas de recuperação ambiental, nos programas de florestas urbanas, além daquelas oriundas dos Termos de Ajuste de Conduta (TACs) e Termos de Compensação Ambiental (TCAs).
Conforme informou o chefe de Divisão de Parques e Jardins, Hélio Lustosa, no local estão sendo produzidas mais de 20 mil mudas, de diferentes espécies. “No serviço de paisagismo da cidade estamos utilizando as flores, plantas, arbustos e folhagens que temos no Viveiro Municipal, atendendo a demanda das ações de reflorestamento, ao plantio e revitalizações de áreas públicas (áreas verdes, praças, parques, entre outros), arborização de escolas, entre outras”, informou Hélio Lustosa.
A Divisão de Parques e Jardins fica atenta às flores, às árvores frutíferas e às hortaliças ideais para plantar em cada época do ano e tem um objetivo simples: favorecer o desenvolvimento de espécies que apreciam as características da estação, como clima, umidade e incidência de luz; e evitar perdas no jardim, na horta e também no pomar.
A Prefeitura está investindo na ampliação do Viveiro Municipal que está sendo implantado numa vasta área localizada no Tanque do Moinho, próximo ao prédio do ECOA, ao lado do lago, para a produção de mudas de espécies arbóreas e ornamentais, utilizadas na arborização urbana, recuperação, compensação e paisagismo e urbanização de áreas verdes públicas.