Na manhã desta terça-feira (02/08), os diretores de cinco escolas municipais participaram de uma reunião para discutir o fluxograma do Projeto “Mente Aberta Alerta”, uma parceria entre o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), o Conselho Tutelar e a Rede Municipal de Ensino.

Também participaram do encontro a Presidente do CMDCA, Simone Bueno; a Pedagoga responsável pela EBRAFA (Escola Bragantina de Formação e Aperfeiçoamento), Clarice Paulina de Souza; a instrutora do PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), Cabo PM (Polícia Militar) Janaína; o coordenador do Projeto Papo Sério, Jorge Luiz Martin, a Coordenadora do Conselho Tutelar, Vanessa Alvarenga, e os Conselheiros Julius Salomão, Verônica Godoy e Simone Migliorelli.

O projeto “Mente Aberta Alerta”, trabalhará com o livro Bem me quer, mal me quer? De Criança para Criança, Vamos falar de Abuso Sexual Infantil”, da escritora Anna Luiza Calixto, nas escolas municipais de ensino fundamental.

O projeto tem como foco a prevenção ao abuso e exploração de crianças, bem como fazer as crianças entenderem o que não é uma situação normal. Também vai trabalhar para que elas fiquem alertas e saibam se defender.

O “Mente Aberta Alerta” será executado em cinco escolas municipais, sendo elas: E.M. Prof. Dinorah Ramos; E.M. Profª. Maria Lossasso Sabella; E.M. Prof. Abner Antônio Sperendio; E.M. Prof. Fernando Amos Siriani e E.M. Profª. Nilza Faria.

Serão oferecidos quatro encontros em cada escola, com intervalo de no mínimo 4 dias por encontro. O tema será trabalhado pelos conselheiros tutelares.

Em dezembro de 2021, houve a apresentação do projeto com a entrega dos livros aos diretores das escolas municipais, além disso eles também participaram de uma capacitação sobre o tema.