O local é um centro de referência para questões ligadas à história da energia, ciência, tecnologia e sustentabilidade.

Com objetivo de promover a reflexão sobre os princípios do funcionamento dos ecossistemas, da geração de energia e as formas mais sustentáveis de uso da terra e dos demais recursos naturais, a Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a empresa Energisa/Datte, promove durante o segundo semestre deste ano, a visita de aproximadamente 8 mil alunos do ensino fundamental da Rede Municipal de Ensino ao “Espaço Energia”, localizado na Fazenda Serrinha.

O Projeto “Espaço Energia” é um centro de referência para questões ligadas à história da energia, ciência, tecnologia e sustentabilidade.

Durante a visita, os alunos são monitorados e orientados sobre o uso eficiente e seguro da energia elétrica por meio de experimentos interativos. Com uma estrutura formada por 5 containers reutilizados, o espaço promove de forma imersiva e interativa diversas experiências científicas, bem como a exposição de maquetes educativas e de obras de arte.

“A ideia é, por meio dessas experiências e da história da Fazenda Serrinha, fomentar o conhecimento sobre temas como sustentabilidade, eficiência energética, a importância das águas e das florestas, as fontes alternativas de energia, os impactos de nossos hábitos de consumo e as novas tecnologias”, comentou a Coordenadora de Projetos da Secretaria Municipal de Educação, Telma Freitas.

O Projeto Espaço Energia é da empresa Energisa Sul-Sudeste e faz parte do Programa Eficiência Energética da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).

“A visitação do espaço contempla a história da energia, a evolução com o passar dos anos, a energia do nosso dia a dia, os tipos de geração de energia e a energia do futuro. Queremos conscientizar as crianças com o uso correto da energia, para que sejam os multiplicadores da informação dentro de suas casas”, destacou a Coordenadora de Projetos da empresa Datte, Regiane Carvalho de Oliveira.

Ao longo do ano, as escolas municipais desenvolverão o Projeto de Eficiência Energética, que será apresentado à Energisa e avaliado. No final do ano, serão premiados os três melhores projetos de redução de consumo de energia.