Este é mais um grande investimento da Administração Municipal, cumprindo as metas do Plano de Governo. Em uma nobre homenagem, a unidade levará o nome de Antonina Abi Chedid.

Mais uma obra de grande importância para a comunidade bragantina foi concluída recentemente e está sendo entregue para usufruto e benefício da população. Na última quinta-feira (21/10), o prédio da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) e Centro Cirúrgico Veterinário foi entregue, na Hípica Jaguari. A construção é mais uma iniciativa definida pela Administração Municipal, pensando em melhorias para a cidade.

Na ocasião, o Prefeito Jesus Chedid celebrou a conquista: “A causa animal é uma prioridade da nossa Administração. A entrega deste Centro Cirúrgico Veterinário é mais uma ação em benefício da causa animal, que tem o Deputado Edmir Chedid como grande incentivador”, comemorou. O Prefeito também comentou sobre a homenageada Antonina Abi Chedid, sua irmã. “Antonina foi um exemplo de mulher que lutou pela causa animal. É uma justa homenagem”, concluiu.

A unidade é a 35ª obra entregue pela Prefeitura de Bragança Paulista, na área da Saúde e atuará para garantir o bem-estar de animais e da população, agindo no controle das zoonoses (doenças que podem ser transmitidas de animais para seres humanos) e na prevenção de epidemias, como explica a Secretária Municipal de Saúde, Marina de Oliveira. “Assumimos uma Prefeitura quebrada e hoje, após muito trabalho, entregamos a 35ª obra na área da Saúde. A Administração Jesus e Amauri já investiu mais de R$ 13 milhões em obras na Saúde Pública do Município. Este complexo é mais um investimento para a saúde da população, pois aqui trataremos as zoonoses que são doenças transmitidas de animais para humanos, ou de humanos para os animais”, explicou.

O Centro Cirúrgico Veterinário é o primeiro do município e realizará cirurgias, bem como tratamentos em animais de pequeno porte, a exemplo de gatos e cachorros, como salienta a Secretária Municipal de Meio Ambiente, Nadia Zacharczuk. “Nossa Administração sempre olhou com carinho para a causa animal. Temos o Castramóvel, que já realizou mais de 10.800 atendimentos desde 2019. Já o SAMUVET, serviços de resgates de cães e gatos, realizou mais de 5.600 ocorrências desde que foi implantado, também em 2019”, afirmou.

Na ocasião, o Secretário Especial de Gabinete, Jota Malon, listou as inúmeras obras realizadas naquela região. “Foram mais de 170 obras, entre recape de vias, pavimentação, implantação de lâmpadas de LED, reforma de escolas, postos de saúde, ciles, novas academias ao ar livre, abertura da UPA Bom Jesus, revitalização do Lago da Hípica, enfim, uma série de ações em benefício da população”, pontuou.

O Deputado Estadual Edmir Chedid, presente à solenidade, comentou que Bragança Paulista é referência nas ações da causa animal: “O Samuvet e Castramóvel são exemplos de como a Prefeitura atua em prol dos animais, serviços estes que devem ser ampliados cada vez mais”, comentou.

O neto da homenageada, Thiago Antoaine, agradeceu a todos pela homenagem à avó. “Ela sempre olhou com muito carinho a causa animal. Onde quer que ela esteja, com certeza estará feliz”, disse.

A Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) e o Centro Cirúrgico Veterinário (CCV) serão geridos pelas Secretarias Municipais de Saúde e Meio Ambiente, que desenvolverão atividades voltadas à Vigilância Epidemiológica e de saúde animal, respectivamente.

Mais um grande investimento no município

A construção da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) e Centro Cirúrgico Veterinário é uma das obras mais esperadas tanto pela Administração Municipal que se preocupou e desempenhou um árduo trabalho, quanto pela comunidade, que terá mais um equipamento com toda infraestrutura à disposição.

Para tornar mais este sonho realidade, a Administração Municipal investiu mais de R$ 1,5 milhão na obra e nos equipamentos que comporão todo o complexo, com recursos oriundos do Programa de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (FINISA) e do próprio município.

A construção abrange 666,84 m², sendo 428,56 m² da UVZ e 238,28 m² do Centro Cirúrgico Veterinário. O prédio está ao lado do Abrigo Municipal de Cães e Gatos, outro espaço muito importante para a cidade e os animais em situação de vulnerabilidade. 

Homenagem

Em uma nobre homenagem a uma cidadã prestante, que dedicou parte de sua vida à causa animal, o prédio levará o nome de Antonina Abi Chedid. A congratulação é um reconhecimento ao empenho em ações voltadas aos animais. Antonina fundou a primeira entidade destinada a cuidar de animais abandonados em Bragança Paulista, a São Lázaro Sociedade Protetora de Animais.

Nascida na cidade de Morungaba, Antonina é filha de Hafiz Abi Chedid e Saada Nader Abi Chedid. Formou-se no magistério pelo Colégio Coração de Jesus, em Bragança Paulista. Especialista em Direito, graduou-se na Faculdade de Direito do Sul de Minas Gerais, em Pouso Alegre (MG).

Ajudou na elaboração da Lei de Doações de Órgãos no RG. Sempre envolvida na causa de animais abandonados e fundou a São Lázaro Sociedade Protetora de Animais, primeira entidade dedicada ao cuidado de animais abandonados em Bragança Paulista.

Após uma vida dedicada ao trabalho, família e ações benevolentes, Antonina faleceu no dia 18 de agosto de 2019.

Outros investimentos voltados à causa animal

A Administração Municipal tem esmerado esforços para atender a população e as demandas do município. Iniciativas voltadas à causa animal como o Castramóvel e o Atendimento Móvel de Urgência Veterinária (SAMUVET), têm se destacado na cidade.

O Castramóvel é um ônibus equipado com um centro cirúrgico, que realiza os procedimentos de esterilização de forma itinerante e gratuitamente pela cidade. A iniciativa visa o controle populacional de cães e gatos, evitando que esses animais se reproduzam de forma descontrolada e fiquem em situação de abandono pelas ruas da cidade.

O SAMUVET além de ser um dos mais importantes investimentos feitos pela Administração Municipal, se tornou referência na região na realização de resgates de animais doentes e machucados em situação de rua e vulnerabilidade, abandono ou patologias clínicas, como hemoparasitoses, cinomose, parvoviroses, entre outras. A equipe da unidade móvel também oferece apoio aos resgates de animais silvestres, que posteriormente são encaminhados à Associação Mata Ciliar.

Além das duas iniciativas, a Prefeitura de Bragança Paulista faz repasses financeiros mensalmente à entidade Faros D’Ajuda, para a gestão compartilhada do Abrigo Municipal de Cães e Gatos, bem como no resgate de animais de rua pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência Veterinário (SAMUVET).

Categorias: Notícias