
Com o objetivo de ser referência em sustentabilidade, a Prefeitura de Bragança Paulista, por meio das Secretarias do Meio Ambiente e Educação, por intermédio do Centro de Educação Ambiental Sala Verde Pindorama, está implantando itens considerados sustentáveis em espaços públicos do município, tornando-os locais de “Instalações Modelo de Sustentabilidade”.
Atualmente, Bragança Paulista conta com três espaços públicos “Instalações Modelos de Sustentabilidade” que estão abertos para visitação: Museu Municipal Oswaldo Russomano, Polo Universidade Aberta do Brasil (Polo UAB) e Escola Bragantina de Formação e Aperfeiçoamento (EBRAFA). A sede da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, situada no Jardim Público, também é outro espaço, porém, ainda não pode ser visitada, pois está em reforma.
Essa ação, além de contribuir com o meio ambiente, afirma o compromisso da Administração Municipal com o desenvolvimento sustentável, visando reduzir os impactos ambientais e intensificar de forma positiva a relação entre homem/natureza.
Acessibilidade, lâmpadas de LED, cisterna, ventilação cruzada, torneiras temporizadas, redutores de vazão de água, uso de caixa acoplada no sanitário, áreas permeáveis, iluminação natural, compostagem, horta orgânica, bicicletário, refletores solares, sensores de luminosidade, lixeira seletiva fixa, captação de água do bebedouro são alguns dos itens para um espaço ser considerado sustentável.
Esses espaços colaboram para o desenvolvimento socioambiental do município, contudo, ações como essas não são exclusivas do poder público. Todos podem e devem contribuir com o processo, replicando as práticas em outros espaços, sendo eles empresas ou residências. A longo prazo todos sentirão as mudanças positivas.