Vereador defendeu moção de apoio à classificação de atividades esportivas como essenciais e projeto que altera o programa Bolsa-Atleta

O vereador Juninho Boi foi duas vezes à tribuna da Câmara Municipal na 20ª Sessão Ordinária, que aconteceu terça-feira (15/6), para defender o esporte de Bragança Paulista. Ele pediu apoio dos vereadores para aprovação de moção (2/21), de sua autoria, que manifesta apoio ao projeto de lei em trâmite na Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo), que classifica academias como serviço essencial em tempos de pandemia, e defendeu o projeto de lei, de autoria do Executivo, que dispõe sobre a alteração dos incisos I a VI do artigo 5º da Lei 4.284, de 02 de dezembro de 2011, que institui o Programa Bolsa-Atleta. Ambas as matérias foram aprovadas por unanimidade.

“Peço o apoio de todos os vereadores para somarmos forças ao projeto que está em tramitação na Alesp. O PL 257/2020 é de autoria do deputado estadual Altair Moraes, que entende a prática esportiva como essencial mesmo em tempos de crises ocasionadas por moléstias contagiosas ou catástrofes naturais. Nosso município tem muitos atletas, e todos sabem da importância do esporte para a manutenção da saúde, inclusive já foi provado cientificamente que a prática esportiva reduz em 36% a chance de agravamento do quadro, caso a pessoa contraia covid”, argumentou Juninho.

O vereador mencionou a experiência pessoal da relação entre saúde e a prática esportiva. “Comecei a praticar esportes em 1994, por conta de um problema cardíaco e na época apenas 1% da população praticava. Atualmente o número de adeptos no mundo varia entre 7% e 9%. Todos os meus conhecidos que treinam regularmente passaram pelo covid como se fosse uma gripe”, completou Juninho.

Sobre o PL 13/2021, que altera o Bolsa-Atleta, o vereador apresentou vídeo com depoimentos de esportistas da cidade defendendo a alteração. Com a mudança, de autoria do Executivo, o programa ficou mais amplo, atendendo mais categorias, e define melhor os atletas que têm o direito de participar.

Categorias: Notícias