
A Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento dos Agronegócios, realizou nesta quinta-feira (27/05), a coleta de exames de mormo e anemia infecciosa de equinos que pertencem à Cavalaria da Guarda Civil Municipal (GCM) e também dos animais da equoterapia.
“Estivemos acompanhando o veterinário responsável para fazer os exames de mormo e anemia infecciosa nos cavalos que fazem o patrulhamento na cidade, bem como os equinos da equoterapia. Esse é um trabalho realizado pela Secretaria Municipal dos Agronegócios, que dá assistência à Cavalaria e ao Canil da Guarda Municipal, e também à equoterapia, fazendo esse trabalho de análise de exames e prevenção”, afirmou o Secretário Municipal de Desenvolvimento dos Agronegócios Hélio Lustosa.
A Prefeitura faz o controle periódico dos equinos. Foram avaliados 10 animais da Cavalaria e 5 da equoterapia.
A Anemia Infecciosa Equina (AIE) é uma doença incurável que acomete equinos. Caso identificado, o animal precisa ser sacrificado. Já a doença Mormo é transmitida por uma bactéria e ataca o sistema respiratório dos animais.