Recentemente, Bragança Paulista foi considerada a 12ª cidade com melhor qualidade da gestão do Cadastro Único

A Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Ação e Desenvolvimento Social (SEMADS), divulga os números do Cadastro Único no mês abril. Foram realizados 1.341 atendimentos.
Segundo o balanço, foram 814 atendimentos para inclusão no sistema Bolsa Família; 49 atendimentos para o Benefício de Progressão Continuada para idosos; 60 atendimentos para Benefício de Progressão Continuada para PCD; 62 atendimentos para tarifa social/ diminuição valor em energia elétrica; 87 atendimentos para inclusão no Programa Vivaleite; 11 atendimentos para carteira de idoso para viagem interestadual; um atendimento para isenção de taxas de concurso; 6 atendimentos para o ID Jovem; um atendimento para o Programa Minha Casa Minha Vida e 250 atendimentos para outros benefícios.
O Cadastro Único é um instrumento que reúne informações sobre a situação das pessoas e famílias, identificando e caracterizando as famílias de baixa renda. O sistema permite que o Governo Federal, estados e municípios conheçam a realidade socioeconômica dessa população.
Recentemente, Bragança Paulista ficou em 12º lugar no Estado de São Paulo no Índice de Gestão Descentralizada dos Municípios, o IGD-M. A nota do município é 0,86 – a mais alta possível é 1 (um). Essa colocação significa que a Prefeitura apresenta alta qualidade da gestão do Cadastro Único para Programas Sociais no município.
A Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria de Ação e Desenvolvimento Social, tem realizado grande esforço para atender às famílias mais vulneráveis, especialmente neste período de crise socioeconômica da pandemia do coronavírus. As ações planejadas fizeram com que o município alcançasse a nota alta no IGD-M.
O atendimento do Setor do Cadastro Único é realizado na Travessa Silva Pinto, 180 – Vila Motta. As pessoas que moram na Zona Norte podem se cadastrar nos CRAS Dr Jacintho Soares de Souza Lima Jr., que fica na Rua Amazonas, 480 no Parque dos Estados, ou no CRAS Águas Claras, na Rua Benedito Luiz Afonso, 180, Águas Claras.
Podem se inscrever famílias com renda mensal per capita de até meio salário-mínimo; família com renda mensal total de até três salários-mínimos; famílias com renda maior que três salários, desde que o cadastramento esteja vinculado à inclusão em programas sociais nas três esferas do Governo; pessoas que moram sozinhas, pois constituem as chamadas famílias unipessoais; pessoas que vivem em situação de rua.
Para o cadastro é necessária a apresentação dos documentos pessoais (RG e CPF) de todos os familiares, carteira de trabalho, comprovante de endereço, comprovante de renda, certidão de nascimento dos filhos, declaração de vacina e declaração de frequência escolar dos filhos.