
Na manhã desta sexta-feira (21/05), foi realizada a solenidade para assinatura do Decreto Municipal nº 3.601/2021, que viabiliza à Associação Comunitária Santo Expedito (ACOSE), o uso do imóvel localizado na Rua Francisco Rodrigues Dias, 80, no Conjunto Habitacional Mauro Baúna Del Roio, no Uberaba. Com a autorização, o local passará a abrigar as atividades do Projeto Casulo.
A ACOSE é uma organização da Sociedade Civil (OSC), sem fins lucrativos que mantém um projeto social e dispõe de um Termo de Fomento junto ao município, para pessoas com deficiência. Mensalmente a Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Ação e Desenvolvimento Social (SEMADS), repassa cerca de R$ 16 mil à entidade.
O Vice-Prefeito Amauri Sodré, comemorou a iniciativa: “É um projeto relevante e de suma importância para Bragança Paulista, por isso conceder esse espaço para o Projeto Casulo é mais do que gratificante”.
Idealizado pela Vereadora Rita Leme em parceria com a ACOSE, o Projeto Casulo atende jovens e adultos com deficiência intelectual e/ou múltipla e foi criado com o intuito de apoiar o desenvolvimento pessoal e social dessas pessoas.
“A maior preocupação de uma mãe de criança com deficiência é a dúvida de quem amará e terá todos os cuidados com seu filho (a). Assim nasceu nosso projeto, cujo objetivo é tornar as pessoas com deficiência mais independentes, tendo qualidade de vida e dignidade. O nome casulo é uma alusão a lagarta, que sofre transformações e superações dentro do seu casulo e quando chega o momento certo, aquela casca se rompe liberando suas asas e transformando-a numa linda borboleta, assim são nossos jovens que são mais que especiais”, disse emocionada a Vereadora Rita Leme.
A mudança para o local proporcionará às pessoas atendidas pelo Projeto Casulo um espaço adequado, que permitirá que realizem da melhor maneira as suas atividades. Atualmente, a capacidade de atendimento do Casulo é de 30 jovens e adultos.
Anteriormente, o espaço era utilizado pela Associação dos Deficientes Físicos de Bragança Paulista (ADEF), que optou pela entrega do prédio no qual eram realizadas atividades sociais, culturais e educacionais da referida entidade. Para tanto, também foi divulgado o Decreto Municipal nº 3.599/2021, revogando o Decreto 1.247/2011, que dispunha sobre a permissão de uso do local pela ADEF.
O Decreto Municipal nº 3.601/2021, foi publicado na Edição nº 1.070 da Imprensa Oficial do município. Participaram da solenidade de assinatura do Decreto representantes dos poderes executivo e legislativo, entidades eclesiásticas e membros da sociedade civil.