A Frente de Trabalho visa absorver a mão de obra de mulheres e homens desempregados em razão da pandemia e proporcionar a ocupação, renda e qualificação profissional

A Prefeitura de Bragança Paulista lançou oficialmente nesta sexta-feira (30/04), em solenidade no Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), o Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego e Qualificação Profissional. A iniciativa visa minimizar os impactos provocados pela pandemia do Coronavírus. As inscrições para o programa iniciam neste sábado, 1º de maio.

A solenidade contou com a presença do Vice-Prefeito Amauri Sodré, do Deputado Estadual Edmir Chedid, secretários municipais, vereadores e imprensa.

A proposta faz parte das ações do Plano de Governo 2021/2024 do Prefeito Jesus Chedid e do Vice-Prefeito Amauri Sodré. A meta do programa é criar até 1.500 bolsas-auxílio para qualificação profissional, sendo que 5% será destinado para as pessoas com deficiência física, com o pagamento mensal de R$ 1.000,00 por 8 horas diárias de qualificação através de cursos e prática através de prestação de serviço à comunidade, visando a elevação de conhecimento profissional, escolaridade e alfabetização. Ao bolsista será fornecido também cesta básica, condicionada à assiduidade do programa, seguro de acidentes pessoais e vale-transporte. O período do Programa é de 12 meses, prorrogável por até 12 meses.

“Esse é um dos maiores programas sociais apresentados à população, pois a Prefeitura irá ofertar oportunidade às pessoas mais necessitadas e afetadas pela pandemia”, afirmou a Secretária Municipal de Ação e Desenvolvimento Social em exercício, Sandra Teixeira.

“Desde a elaboração do Plano de Governo do Prefeito Jesus Chedid e do Vice Amauri, nós visualizávamos as consequências da pandemia, os seus efeitos econômicos para as famílias. Com as finanças em dia, a Prefeitura está efetivando esse programa, que não é só dar dinheiro ao cidadão, mas tem contrapartida à comunidade, com os serviços a serem prestados. Além disso, tem a qualificação profissional”, disse o Secretário Municipal Especial de Gabinete, Jota Malon.

O Deputado Edmir Chedid, que prestigiou o evento, afirmou que este é um programa inovador. “Vamos ensinar a pessoa a pescar e não dar o peixe para ela. É mais qualificação em mão de obra. É uma oportunidade que a Prefeitura de Bragança Paulista está dando. Sem dúvida é um dos projetos mais importantes nesse período de pandemia, além é óbvio do tratamento de saúde que o município tem dado à população”, completou o parlamentar.

O Vice-Prefeito Amauri Sodré destacou os trabalhos realizados para que este programa fosse efetivado “Hoje é um marco para a nossa cidade. Traremos muitas oportunidades para a população”, disse.

O Prefeito Jesus Chedid, em vídeo, salientou que o programa irá atender “homens, mulheres, jovens e pessoas com mais idade. É oportunidade para todos e vamos socorrer muitas pessoas. É mais trabalho e mais qualificação profissional para a população”, afirmou o Prefeito.

INSCRIÇÕES

As inscrições para o programa iniciam neste sábado, 1º de maio, e poderão ser feitas pela internet, por meio do link https://forms.gle/9yLJBKnqsjq5Z2Hs7, onde os interessados preencherão um formulário para se inscreverem no programa.

Para aqueles que não tem smartphone ou internet, a Semads irá abrir entre os dias 10 e 25 de maio, um local para inscrição, que será o Ginásio de Esportes Dr. Lourenço Quilici, o “Lorenção”.

O edital do programa será divulgado nesta sexta-feira (30/04) na Imprensa Oficial do Município.

Categorias: Notícias