A 23ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe começa na próxima segunda-feira (12/04). A meta é vacinar 90% dos grupos preconizados. A campanha vai até 09 de julho e a imunização vai prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença de H1N1, óbitos, internações e sobrecarga nos serviços de saúde, além de reduzir os sintomas que podem ser confundidos com os da Covid-19.

A primeira fase da campanha vai de 12 de abril a 10 de maio e o grupo a ser imunizado são crianças de 06 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, povos indígenas, trabalhadores da saúde. A grade recebida da Secretaria de Estado da Saúde, na última quinta-feira (08/04), foi de 5.470 doses, o que representa 28% do público preconizado.

A vacinação ocorrerá nas 29 unidades de saúde, porém, nas Unidades Centro de Saúde, Henedina Cortez e Santa Luzia que estão realizando a vacinação de COVID SOMENTE realizarão a imunização contra a gripe em gestantes, puérperas e crianças que estão passando em consulta na unidade. As demais devem procurar qualquer outra unidade de saúde.

O Ministério da Saúde recomenda que as pessoas contempladas no grupo prioritário para a vacinação contra influenza que buscarem uma Unidade Básica de Saúde e ainda não foram vacinadas contra a covid-19, preferencialmente, deve ser administrada a vacina COVID-19 e agendada a vacina influenza, respeitando um intervalo mínimo de 14 dias entre as vacinas. Para mais informações pode-se acessar informe técnico através do link: https://bityli.com/7MoKy.

Categorias: Notícias